São Pedro de Alcântara pedala!

Clique na imagem para ver álbum de fotos completo

Clique na imagem para ver álbum de fotos completo

No último domingo, durante a primeira festa do aniversário da imigração alemã em SC, o município de São Pedro de Alcântara lançou o programa “São Pedro Pedala.” Com a circulação de um Ciclo-Táxi e panfletagem, a cidade expôs aos moradores e convidados as metas para 2009, que são a criação de rotas de cicloturismo e ações de estímulo ao uso da bicicleta.

Neste momento em que se comemoram os 180 anos da chegada dos alemães, a prefeitura de São Pedro, além de recuperar as antigas tradições, traz à tona um importante traço cultural contemporâneo do povo germânico: o uso da bicicleta, não só nas cidades como na prática do cicloturismo, uma vez que a Alemanha é mapeada em todo seu território com as rotas para se viajar de bicicleta e tem um público cada vez mais cativo. Dados de 2006 apontam que o cicloturista alemão contribui com a movimentação de 5 bilhões de euros no país. Atualmente, o mesmo público sai em busca de novos cenários para viagens de bicicleta, tendo o Brasil como um dos destinos com grande potencial.

Há cerca de um ano, Judith Weibrecht, jornalista alemã especializada em cicloturismo, esteve em São Pedro para visita e tomada de dados para reportagens. Ela foi assessorada pela equipe Caminhos do Sertão e pelo Sr. Eldon Jung, da ONG ABC Ciclovias (Blumenau). Nesta ocasião foi fortalecida a idéia que culminou no programa “São Pedro Pedala”, hoje colocada em curso por iniciativa das coordenações de Turismo, na pessoa do Sr. Daniel Knabben, e Cultura e de Meio Ambiente de São Pedro, representada por Valcir Kretzer Junior .

São Pedro de Alcântara, generosa em caminhos de terra, redutos de Mata Atlântica e registros culturais da imigração, e com vários municípios vizinhos a menos de 30 km de distância, tem enorme potencial para atrair praticantes de cicloturismo e, conseqüentemente, fortalecer a economia do município. Muitos de seus habitantes, conforme se pôde avaliar no evento de domingo último, são usuários de bicicleta e podem usá-la ainda mais caso seja ampliada a segurança, sobretudo nos trechos recém-asfaltados da cidade.

O programa “São Pedro Pedala” tem a operadora Caminhos do Sertão como parceira no desenvolvimento do cicloturismo na região. Há quase 5 anos, em nossa primeira pedalada como operadora, já havia o prenúncio: nosso roteiro número 1 foi justamente na região de São Pedro de Alcântara. Retornar ao município com a missão de alavancar o cicloturismo é, sem dúvida, um honroso compromisso. O programa tem também como parceiros a ONG ABC Ciclovias e a LJ Mobilidade Sustentável, que desenvolve projetos junto a municípios e empresas no sul do Brasil.


Esta entrada foi publicada em notícia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a São Pedro de Alcântara pedala!

  1. wilberto Boos disse:

    …Olá à todas pessoas sintonizadas com o mundo !!!

    Parabéns à cidade de S.Pedro Alcântara. iniciativas como estas mostram aos demais municípios que o cicloturismo é uma realidade. Não pude comparecer mas pretendo em breve visitar a cidade, de bicicleta é claro.
    Parabéns também ao Sr. Eldon e equipe da Caminhos do Sertão, sempre sintonizados com movimentos que enfatizam a importancia e viabilidade do uso da bicicleta, seja como meio de transporte, lazer, turismo ou esporte.
    Ciclo abraços à todos
    wboos

  2. Edemar disse:

    “Caros pedalantes”!

    São Pedro de Alcantara tem oque poucas cidades tem. A cidade é um ponto estrátégico entre a serra e o mar. Situada em uma das regiões que possui a Mata Atlantica mais bem preservada, com vários caminhos para se pedalar e muita coisa a ser explorada.

    É um dos meus lugares preferidos para treinar e curtir a natureza. Um evento assim serve para demonstrar o potencial que nossa região tem em opções para se pedalar e curtir o “mountain bike”.

    Assim como o Vale Europeu (belo lugar) poderiamos ter o Vale das Graças, ou Vale da Fé abrangendo Santo Amaro, São Pedro, Angelina e etc. É um projeto para se pensar.

    Abraço,

    Edemar

  3. Paulo Cardoso de Bem disse:

    Aproveito este espaço sobre ciclismo, para DENUNCIAR que várias empresas na Grande Florianópolis, proíbem seus funcionários de irem de bicicleta para o trabalho.
    MOTIVO: Acidentes no trajeto ao trabalho são considerados acidentes de trabalho.
    É lamentável, pois quem pedala tem mais saúde.

    E…
    boa pedalada a todo(a)s !

    Abração

  4. Pingback: São Pedro de Alcântara pedala! « Diários de Viagens do Caminhos do Sertão

  5. Primeiramente parabéns por este site. As imagens tem uma qualidade documental impressionante e revelam muito bem todas as belezas do minicípio. Também sou filha da terra e, mais precisamente de Alfredo José de Souza. O encontro casual com estas páginas produziram -me uma emoção grandiosa pois, há muito minha família transferiu-se para Porto Alegre e aqui estabeleceu-se . Um abraço à todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *