Bicicletadas na Lagoa vão reivindicar Ciclovia

por Fernando Angeoletto

Clique na imagem para ver a galeria de fotos de edições anteriores.

Novos ecos sobre antigas reivindicações voltam a agitar a cena da Lagoa da Conceição. Movimentos comunitários vão às ruas de bicicleta, no próximo dia 4 de abril, para inaugurar uma série de Bicicletadas que pretendem reavivar nas agendas dos gestores públicos a urgente construção da ciclovia na Av. Osni Ortiga. Todos os ciclistas e cidadãos engajados pela humanização do traçado urbano estão convidados, e o encontro acontece às 14:30 na sede da AMPOLA (Associação dos Moradores do Porto da Lagoa, vide mapa). O evento será reproduzido ao longo de todo ano, sempre no primeiro sábado de cada mês. (veja aqui o mapa do primeiro trajeto)

Dona de irresistíveis encantos naturais, a Lagoa parece ainda não ter reconhecido seu potencial e segue à mercê de um urbanismo decadente, cada vez mais voltado ao automóvel, que aprisiona o cidadão numa pseudo-bolha de conforto, lhe rouba grande parte da paisagem e o condena a perder preciosas horas ancorado em intermináveis filas. Perdem os motoristas, perdem ainda mais os ciclistas e caminhantes, sobretudo numa faixa de orla como a Av. Osni Ortiga, onde os olhos de contemplar a Lagoa são obrigatoriamente atentos ao fluxo dos furiosos carros que, por um momento livre dos engarrafamentos, descontam todo o tempo perdido com o pé no fundo do acelerador.

Em recente reunião na AMPOLA, políticos, líderes comunitários e técnicos do IPUF lembraram que estiveram no mesmo lugar, há 12 anos atrás, discutindo a mesma coisa (necessidade da ciclovia). Não falta projeto, muito menos verba: a gestão anterior de Dário Berger não implementou a obra, apesar de ter havido verba alocada para este fim. Que então se fortaleça o protagonismo de pedestres e ciclistas e a participação popular: é para isso que servem as Bicicletadas, manifestações legítimas de ocupação das ruas por um espaço público mais justo e humano. Os eventos são organizados pela AMPOLA e contam com apoio da Viaciclo e da Bicicletada.


Veja também informações na página sobre a bicicletada da lagoa no site da viaciclo.

Esta entrada foi publicada em notícia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.