Mitos e fatos do Dia Sem Carros

Dia Sem Carro Floripa - Car Free Day por Caminhos do Sertão Cicloturismo.

Pausa para foto oficial durante o Pedal Unificado, que lotou as ruas do Centro na noite de 22/09

No geral, há uma certa hipocrisia no que diz respeito  ao Dia Sem Carros em Florianópolis. Os jornais teimam em dizer que ninguém dá a mínima bola pra ele, dando-lhe um ar de fracasso. Alguns leitores comemoram, dizendo que esta cidade “cheia de ecologistas” é uma fachada, um rótulo sem valor, posto que a sensação naquele 22 de Setembro nublado era de que o trânsito na cidade, ironicamente, estava ainda mais caótico. E assim, repetindo o eterno arquétipo de Pilatos, lava-se as mãos de todos.

O que não se discute é a omissão da prefeitura que, ao invés de aproveitar a data para uma séria discussão sobre a mobilidade, promovendo campanhas e apoiando eventos, limita-se a uma mera e inexpressiva distribuição de panfletos. Outro lamentável “detalhe”, conforme lembra a diretoria da Viaciclo, é que a imprensa ignorou os releases e não divulgou a programação alternativa realizada na cidade.

A data passaria em branco, não fosse a importante atuação de ONG´s, escolas e outros movimentos organizados. Não se pode ignorar, como os jornais fizeram, eventos como a Pedalada do Campeche, que tem de fato caráter educativo e mobilizou centenas de pessoas. Ou o Pedal Unificado, que embelezou as ruas do centro com um pelotão grandioso, de pedaleiros dos grupos organizados da cidade. Tudo pra repensar a inquietante questão do homem e de sua armadura de ferro de 1 tonelada, que tantos danos causam à cidade e seus viventes.

Veja mais: Canal da Viaciclo no Youtube, com cobertura da Pedalada do Campeche e clipagem das matérias sobre o Dia Sem Carros

Excelente reportagem da Revista Época, discutindo as Cidades Sem Carros ao redor do mundo e o que falta para elas acontecerem no Brasil

Matéria  sobre o novo sistema de aluguel de bicicletas em Blumenau, no blog  Bicicleta na Rua

.: Clique na foto para ver o álbum – Pedal Unificado Dia Sem Carros 2009

_ por Caminhos do Sertão Cicloturismo.

Esta entrada foi publicada em novidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Mitos e fatos do Dia Sem Carros

  1. Luiz Fernando disse:

    Pena que a foto da cabiceira da ponte, não foi capa de jornal. Ficou muito boa, parabéns pelo esforço do Jonatan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *