Encostas da Serra terão roteiros de Cicloturismo

Caminhos do Sertão, em parceria com a Caipora (Cooperativa para Conservação da Natureza), concluiu em dezembro o trabalho de mapeamento e roteirização para Cicloturismo dos municípios de Santa Rosa de Lima e Anitápolis, nas encostas da Serra Geral.

O projeto, vinculado à Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, teve como foco a criação de alternativas de lazer e o incremento de visitantes nas pousadas associadas. A Acolhida na Colônia existe há 10 anos, e é referência nacional em destinos de turismo rural, tendo recentemente recebido distinções do Ministério do Turismo e um prêmio concedido pela Editora Globo.

O resultado do trabalho, composto por saídas de campo, elaboração de mapas sobre bases cartográficas a partir de dados de GPS e validação dos trajetos com bicicleta, foi a criação de 2 circuitos de cicloturismo em cada município, além de 2 rotas alternativas de conexão entre eles. Rios, cachoeiras, Mata Atlântica, águas termais, cultivos e produtos da agricultura ecológica são alguns dos atrativos dos roteiros, dimensionados para atrair várias faixas de público.

O próximo passo, que deve ocorrer até meados de 2010, será a editoração do produto final, um mapa ilustrado com todas as informações necessárias para o cicloturista desfrutar por completo os roteiros. Este projeto foi financiado com recursos do Ministério do Turismo.

Esta entrada foi publicada em notícia e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Encostas da Serra terão roteiros de Cicloturismo

  1. wilberto Boos disse:

    …e aí galera do CdoS……..FELIZ 2010 !!!!!!!!!!!

    Sempre muito legal abrir a página de vocês….lugares conhecidos e sempre saudosos…..espero conseguir fazer algum roteiro este ano com vocês……..abração à todos e parabéns pelo belíssimo trabalho.

    Boos

  2. Parabéns pelo relato!
    Ótima viagem!

    Visitem o meu também… de Muriaé-MG ao Pantanal.

    http://www.verdejava.com.br/index.php?OpcaoPai=Roteiros&OpcaoFilho=pantanal

  3. Cesário Simões disse:

    Olá! Vocês já terminaram o trabalho sobre os dados de Anitápolis e Sta Rosa de Lima? É que vi em http://www.caminhosdosertao.com.br/blog/2009/12/24/encostas-da-serra-terao-roteiros-de-cicloturismo/ que “O próximo passo, que deve ocorrer até meados de 2010, será a editoração do produto final, um mapa ilustrado com todas as informações necessárias para o cicloturista desfrutar por completo os roteiros.”
    Este trabalho me interessa particularmente, tanto por ter feito várias pedaladas na região quanto por conhecer muita gente lá.
    Vejam: http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/santa-catarina/anitapolis/pousada/pousada-sitio-pasargada/ de meus amigos Fernando Monteiro e Regina Capistrano.
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *