Projeto cicloturismo urbano em Blumenau, investindo na idéia.

Travessia da ponte de Ferro - foto: Jaime Batista

No sábado passado (2/abril) realizamos junto com a ABCiclovias um pedal experimental pelo centro histórico de Blumenau, aproveitando a semana de comemoração do aniversário de Fritz Müller, naturalista que no século 19 viveu na região.

O objetivo deste passeio, além de aproveitar um belo pedal, foi de apresentar o potencial da região central de Blumenau para o desenvolvimento de um roteiro de cicloturismo urbano que sirva tanto aos turistas que visitam a cidade como a seus moradores. Esta ação faz parte de uma iniciativa da ABCiclovias e Caminhos do Sertão Cicloturismo que, em parceria com a Secretaria de Turismo, pretende desenvolver o cicloturismo em Blumenau. Há muito o que fazer, mas acreditamos que pedalando é a melhor forma de trabalhar.

O pedal contou com o pessoal da ABC e da mídia, ciclístas de primeira viagem e amigos, passamos por pontos tradicionais mas pouco frequentados da cidade, como a passarela da Ponte de Ferro, o antigo caminho do trem, rua das Palmeiras e a igreja Luterana, visitando também a exposição sobre  Fritz Müller no Mausóleu e terminando com um café ao ar livre na rua XV de Novembro.

Infelizmente boa parte do percurso não pode ser promovida como roteiro para grupos ou ciclístas inexperiêntes sem algum tipo de guia ou apoio, pela falta de uma estrutura mínima de segurança. Os pontos de visita também são ainda escassos e com horários limitados, a exemplo do Museu na antiga casa de Fritz Müller com valioso acervo e fechado por tempo indeterminado.

Tudo isso faz parte de um levantamento inicial para indicar as melhorias e investimentos que a cidade necessita se quiser realmente promover o cicloturismo.
Aguardem mais notícias!

Não deixem de conferir nosso álbum de fotos completo no flickr.

E MAIS:  Matérias publicadas hoje no Jornal de Santa Catarina, no blog do jornalista Jaime Batista e no blog Bicicletas do Vale

Esta entrada foi publicada em notícia, novidade e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Projeto cicloturismo urbano em Blumenau, investindo na idéia.

  1. wilberto boos disse:

    Jonatha e demais, foi muito boa a impressão, principalmente se analisarmos pelo aspecto de quem nunca percorreu por estes singulares trajetos, com vistas e situações simplesmente especiais.
    Oxalá as pessoas diretamente interessadas pelo turismo na cidade, secretarias, hotéis, restaurantes…., vissem Blumenau com o potencial turístico que realmente tem. As paisagens, os logradouros e suas pontes, túnel e cortes em montanha, museus, cafés e a vida pacata do centro nos finais de semana e incontáveis outras particularidades históricas, simplesmente uma maravilha.

    Agradecemos o empenho do Caminhos do Sertão pelo envolvimento no projeto.

    Saudações cicloviárias

    Boos

  2. Tito Duarte da Silva disse:

    Pessoal, esta idéia é fabulosa para Blumenau, e no futuro com certeza alguem vai ter bikes para alugar a turistas. Me convidem para o próximo passeio. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *