Equipe CdS participa da Pro-Bici – planejamento cicloviário de Florianópolis

Dia 23 de Março foi aniversário de 285 anos de Florianópolis. Apesar de termos diversos motivos para nos preocupar, principalmente nos temas de saneamento básico e mobilidade, também há muito o que comemorar – Floripa continua sendo um ótimo lugar para morar, se divertir e levar uma vida saudável.

Entre as comemorações oficiais, aconteceu um passeio de bicicleta pela Beira-Mar Norte., que teria tudo para ser apenas mais um evento de calendário: grande parte do passeio foi pela Avenida Beira-Mar Norte, e o prefeito pedalou apenas o último quilômetro, depois de nos fazer esperar quase meia hora para sua participação.

Mas o teatro valeu a pena: ao final do passeio, foi assinada o Decreto Municipal 8867, que criou a Pro-Bici, Comissão Municipal de mobilidade urbana por bicicleta. Apesar de ter caráter consultivo – ou seja, o que a comissão decidir pode ou não ser posto em prática – é um grande passo em direção a democratização das decisões municipais no assunto Bicicleta.

A comissão é composta de cinco membros do funcionalismo municipal (Ipuf, Sec. Obras, Sec Transporte e Sec. de Segurança) e sete membros da comunidade, que  figuram no decreto através da nossa representante oficial, a ViaCiclo – Associação de Ciclistas de Florianópolis, mas cada um lida com a bicicleta de uma forma diferente:

Agora a comisão, que se encontra uma vez ao mês, debaterá as propostas de melhorias para bicicleta e dará seu parecer oficial. Esperamos que nossa voz seja finalmente ouvida!

Boas pedaladas!

Esta entrada foi publicada em evento, notícia e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Equipe CdS participa da Pro-Bici – planejamento cicloviário de Florianópolis

  1. Rodrigo G. Ferreira disse:

    Sou o Rodrigo citado no texto, e aproveito para completar as informações sobre a minha pessoa: sou ciclo-usuário, estudante de Psicologia no CESUSC e pesquiso o comportamento humano envolvido no uso da bicleta como transporte urbano, juntamente com outros colegas da faculdade participantes do grupo de trabalho Walden, coordenado pela professora Gilvana da Silva Machado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *