Cicloviagem de 7 de Setembro – vento na cara e recorde de Baleias

Neste feriado de 7 de Setembro, percorremos em 10 ciclistas (mais o apoio) a travessia da Rota das Baleias, roteiro exclusivo da Caminhos do Sertão no litoral Sul catarinense.

A viagem percorre a região costeira da APA da Baleia Franca no auge da Temporada de visitação dos cetáceos, quando as mães procuram as águas mais tranquilas e quentes para amamentar seus filhotes recém nascidos.

O pedal começou cansativo, apesar do relevo plano e a areia bem durinha, o vento contra soprava forte nas praias De Itapirubá e Vila em Imbituba.

Foram cerca de 12 km de força no pedal até chegar ao centro da cidade, onde visitamos o Museu da Baleia Franca.

Durante o caminho, foram diversas oportunidades de avistagem de Baleias, além de passarmos pelas maravilhosas praias que lotam as cidades de Imbituba e Garopaba, com destaque para a Praia do Rosa.
Em Garopaba, passamos pela trilha do Gaia Village, projeto ambiental localizado em um belíssimo terreno na restinga.

Ali, se juntaram a nós Carina, diretora de Turismo e Marcus Israel, secretário de Turismo de Garopaba, para conhecer melhor o roteiro que cada vez mais recebe cicloturistas e despertou no poder público o interesse em melhorar a infraestrutura para os cicloviajantes.

O terceiro e último dia de viagem iniciou com a subida do Morro do Siriu. Trecho mais difícil da viagem com seus quase 200m de altitude, foi facilmente trasnposto pelos ciclistas descansados – ou que pegaram uma breve carona no veículo de apoio!

Em Paulo Lopes, o roteiro fica com ares interioranos ao se aproximar do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, além da presença das fazendas de gado e arroz. Por estes caminhos, evitamos as estradas movimentadas como a BR-101.

A viagem terminou com a subida a pé ao mirante natural da Pedra do Urubu na Guarda do Embaú, de onde pudemos ver boa parte do caminho percorrido nestes 3 dias em busca de baleias e belos visuais, impulsionados por nossas próprias pernas.Valeu pela presença, pessoal!

Ainda em Setembro teremos mais uma viagem na Rota das Baleias, desta vez um roteiro de fim de semana com base na Praia do Rosa (2 dias/2 noites), se sua praia é curtir a natureza e chegar de bicicleta nos recantos mais intocados, esta é sua viagem, no auge da Temporada de Baleias. Mais informações em nosso site.

Veja abaixo a galeria de fotos completa desta viagem do feriado

Esta entrada foi publicada em relato de viagem e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Cicloviagem de 7 de Setembro – vento na cara e recorde de Baleias

  1. JAIME ALMEIDA (baiano) disse:

    Para mim este foi um dos melhores passeio ciclístico que já participei, pricipalmente porque o grupo era pequeno,permitindo um maior entrosamento entre os participantes. Conversamos com todos, brincamos, fizemos gracejos sem ofender a ninguém, enfim foi gratificante a companhia de todos vocês.Espero poder reencontrá-los mais vezes. Foi muito rápido pessoal, como na vida o que é bom passa rápido. Quero aqui agradecer ao Eduardo e sua equipe, que são muito atenciosos e pacientes como todo bom baiano. Um abração a todos vocês, até breve e que Deus nos abençoe.

  2. Oi Jaime!
    Agradecemos a avaliação e a tua presença. O passeio foi realmente muito agradável, correu tudo bem!
    Abraço, boas pedaladas e até a próxima. Ano que vem estaremos na Bahia!
    Eduardo e Equipe CdS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *